Entenda a diferença de Nutricionista ou Endocrinologista

Entenda a diferença de Nutricionista ou Endocrinologista

Muitas pessoas tem dúvidas na hora de procurar ajuda de um profissional para perderem peso.

O ENDOCRINOLOGISTA é um profissional médico, especialista no sistema endócrino, OU SEJA, ele é quem você deve procurar para problemas hormonais ou de metabolismo. Por exemplo, se tiver com disfunção na tireoide, o seu metabolismo pode ficar mais lento e isso acarretar um ganho de peso. Neste caso o ENDÓCRINO pode te ajudar receitando remédios para melhorar a função da sua glândula, ajudando assim na perda de peso. O diploma do ENDÓCRINO não o habilita em passar dietas.

O NUTRICIONISTA é o profissional que estuda a relação do alimento-ser humano. Assim, ele entende os nutrientes e suas funções no metabolismo humano. O nutricionista é o ÚNICO profissional habilitado para indicação de dietas, tanto para emagrecimento, quanto para aumento de peso, diminuição de gordura, prevenção e melhora de doenças alimentares (hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, hipotireoidismo, diabetes mellitus, hipertensão), etc. Este lhe ensinará a se alimentar de forma adequada, para que assim, possa atingir seus objetivos.

O NUTRICIONISTA avalia o paciente de forma individualizada, pois cada um tem necessidades e objetivos diferentes. Assim, a dieta DEVE ser montada diferente para cada ser humano. O diploma do nutricionista o permite que prescreva dietas individualizadas.

O conceito de que o endocrinologista é o profissional adequado para ajudar a perder peso começou, pois os mesmos receitavam medicamentos para este fim, porém hoje já se sabe e inclusive é comprovado e PROIBIDO o uso de tais medicamentos. Tais remédios provocam diversos males a saúde e já se sabe, que o melhor caminho para a perda de peso é uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL junto com HÁBITOS DE VIDA saudáveis.

O importante é o nutricionista e o endocrinologista trabalharem juntos, sendo que o endócrino irá ajustar a parte hormonal e o nutri irá ajustar a parte alimentar. Se ambos trabalharem juntos, o resultado é muito satisfatório.

Portanto, lembre-se:

Se estiver a procura de uma DIETA, procure um nutricionista, só assim, você conseguirá chegar ao seu PESO ADEQUADO e DURADOURO, sem efeit-sanfona, causado pelos “famosos” medicamentos emagrecedores!

Pense nisso!!!